ESTAMOS TRABALHANDO PARA MANTER O SITE ATUALIZADO
Obrigado por sua visita, espero que façam uma boa leitura. Gostaria de pedir que participe da nossa enquete, sua opinião é muito importante.!

Feliz Dias dos Pais

sábado, 2 de outubro de 2010

VOTO BRANCO X VOTO NULO


Recebi, recentemente um e-mail de um amigo e sinceramente fiquei preocupado, afinal de contas trata-se de mais um boato de internet!
Por incrível que pareça, estavamos eu e meu Pai discutindo a respeito de que não somos obrigados a votar em quem não queremos, mas ele já dizia que não era bem assim, que devemos votar seja lá em quem for.
Vejam bem caros amigos, votar é um DIREITO que foi conquistado pelo Povo e NÃO um DEVER! Portanto, trata-se de um Direito (conquistado) sendo assim é um Direito, Meu e Teu, não estar de acordo com nenhuma proposta apresentada pelos candidatos e com  isso manifestar nossa insatisfação anulando o voto (voto nulo).
Não devemos confudir o Direito de escolher nossos representantes políticos com o Dever de registrar nossa presença na urna de nossa secção eleitoral no dia da eleição! Este gesto simplesmente é o exercício da cidadania. Você tem o direito de demonstrar sua satisfação, insatisfação ou seu conformismo.
No entanto, o voto branco aparece como opção na urna eletrônica e serve meramente para fins estatísticos, não tendo efeito algum sobre a eleição em sí  de acordo com a lei Nº 9.504.
A verdade é que votar em Branco não altera os resultados das eleições, é como se você estivesse concordando com o candidato mais votado.
O texto abaixo não é de minha autoria, trata-se de um boato que circula pela internet:

"VOTO BRANCO E VOTO NULO: DIFERENÇAS DESCONHECIDAS

A importância do voto nulo em uma eleição e o motivo do governo não ressaltar essa importância perante a população.
Se você não sabe em quem votar nas próximas eleições, vale a pena saber sobre voto BRANCO e NULO!
Os votos em BRANCO significam "TANTO FAZ" e são acrescentados ao candidato de maior votação no último turno. Ou seja, se existem dois candidatos Tubarão e Galinha, Tubarão termina com 52% dos votos, Galinha recebe 35% dos votos, 10% são votos em branco 3% são nulos, isso significa que 3% dos eleitores não querem nem Tubarão nem Galinha no poder, mas 10% dos eleitores estão satisfeitos tanto com Tubarão como com Galinha, o que vencer está bom. Neste exemplo, Tubarão tem uma aceitação de 62% do eleitorado. (52% + 10% dos votos em branco). O voto em branco é um ato de conformismo.
Já o voto NULO é um protesto válido. Ele quer dizer que o eleitor não está satisfeito com a proposta de nenhum candidato e se recusa a votar em um ou outro. Esse tipo de voto é importante e é o que efetivamente faz a democracia, pois a existência dele permite que o eleitor manifeste a sua insatisfação.
O problema é que existe muita pressão para a escolha de um candidato e pouca explicação do que escolher significa. Explicam como votar em um candidato ou como votar em branco, mas ninguém explica como anular um voto. Pois bem, para anular um voto é preciso digitar um número inexistente no número do candidato. Se um eleitor experimenta votar em branco, o terminal eletrônico avisa "Você está votando em branco" e então o eleitor pode confirmar, ou corrigir. Mas se o eleitor coloca um número inexistente num terminal, ele acusa "Número incorreto, corrija seu voto". Assim, os votos NULOS são desencorajados. Por que os votos nulos são desencorajados? Por que ninguém fala deles?
E por que eu falo deles? Porque, se na eleição entre Tubarão e Galinha, Tubarão terminasse as eleições com 42% dos votos e Galinha com 30%, 10% de brancos e 18% nulos as eleições teriam que ser repetidas e nem Tubarão e nem Galinha poderiam participar das eleições naquele ano. Ou seja, o voto nulo, do qual ninguém fala e que o terminal acusa como "incorreto, é o único voto que pode anular uma eleição inteira e remover do cenário todos os candidatos daquela eleição de uma só vez".
Se nenhum dos candidatos conseguir maioria (mais de 50%) no último turno, as eleições têm que ser canceladas! Os candidatos são trocados e novas eleições têm que ocorrer.
Então, contribuindo para a campanha do voto consciente, se alguém estiver votando em Tubarão ou em Galinha, mas preferia não votar em nenhum dos dois, pode optar pelo voto INCORRETO, o voto NULO.
Não seja obrigado a votar em quem você não quer no poder!"

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página