ESTAMOS TRABALHANDO PARA MANTER O SITE ATUALIZADO
Obrigado por sua visita, espero que façam uma boa leitura. Gostaria de pedir que participe da nossa enquete, sua opinião é muito importante.!

Feliz Dias dos Pais

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O QUE É ÉTICA?

Amigos, novamente dei um "sumiço", mas aos poucos vou retornando.
E hoje estou com vária dúvidas, dentre elas o que é Ética.
Ética seria uma palavra utilizada pra dizer - Sou profissional! Qual a diferença entre ser ético, ser técnico ou ser profissional?
Ser ético me confere o direito de julgar as pessoas? Julgar as pessoas conforme minhas questões pessoais já não seria anti-ético?

Seria ético dizer que minha opinião é extremamente profissional e eticamente correta, mesmo quando outros profissionais do mesmo ramo em unanimidade tem opinião contrária a minha? Ou eu estaria sendo anti-ético?
Existe distinção entre julgar e avaliar? Um juíz é ético ao julgar um caso, um professor também o é? Sendo assim um juiz deveria dar nota ao réu no fim de cada caso e sua condenação ou absolvição iria depender da nota que lhe foi atribuído - ético isso, não?
Será que agora estou sendo ético?
Continuando com a idéia do juíz: seria ético um juíz condenar um réu porque o caso dele não é um caso qualquer como o dos outros? Julgar o caso dos outros como um caso qualquer é ético?
Não respeitar o sentimento dos outros é ético? Julgar a tristeza das pessoas como infantilidade é ético?
Seria ético então um psicólogo sair por aí dizendo simplesmente que as pessoas estão sendo infantís, porque não conseguem separar as "coisas" pessoais das profissionais?

OUTRA QUESTÃO

Minha outra questão é sobre a democracia, gostaria de saber se realmente estamos em um país democrático. Estamos? Hoje tenho sérias dúvidas com relação a isso!
Durante muitos anos ouví que a democracia é o poder que emana do povo, em palavras bem simples: vence a maioria. Mas hoje eu entendo que a ética democracia depende do "poder" que você supostamente julga ter. E todos devem enteder essa atitude como sendo ética, e calar, simplesmente aceitar! E não é só, aprendí que essa atitude é uma atitude ética!
Então eu não quero ser ético, não quero ser profissional nem técnico! Descobrí por intermédio de um amigo que, o que eu quero ser é simplesmente um Líder!
A verdade é que ética não pode ser definida e ser ético é não se julgar ético. As práticas de ética e democracia são difíceis de serem alcançadas porque o que não faltam, são pessoas falsas moralistas que se apoiam nesses dois pilares. Ser ético é, além de ser simplesmente profissional, é ser humano, é respeitar as limitações das outras pessoas e respeitar suas opiniões!
Quem de fato é ético não precisa sair por aí divulgando, porque todos saberão!
E democracia é mais que tudo uma palavra que significa respeito!
Sei que alguns entenderão as minhas perguntas, já outros ficarão pensando na origem de tantas dúvidas!

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página