ESTAMOS TRABALHANDO PARA MANTER O SITE ATUALIZADO
Obrigado por sua visita, espero que façam uma boa leitura. Gostaria de pedir que participe da nossa enquete, sua opinião é muito importante.!

Feliz Dias dos Pais

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

PROTEÇÃO ELÉTRICA

Proteção é extremamente importante quando se trata de instalações elétricas. Principalmente em ambientes comerciais.
Para garantir a segurança nas instalações elétricas a NBR 5410 traz todas as informações necessárias de como configurar sistemas de aterramento e pontos equipotenciais para interligação dos sistemas de proteção elétrica, eletrônica e sistemas de pára-raios.
Para casos de pára-raios há uma norma específica - a NBR 5419. Esta norma especifica com maiores detalhes os sistemas SPDA (proteção de descargas atmosféricas).
Na atualidade, é possível aproveitar o projeto estrutural do prédio para servir como meio de condução de corrente até a malha de aterramento principal do edifício e a interligação com as hastes que fazem o contato com o solo, o que facilita as instalações e não se fazem mais uso de cabos de descidas que anteriormente que desciam pela fachada dos prédios.
A verificação do tipo de solo onde será instalada a malha de aterramento é de grande importancia. Em áreas litorâneas, o processo pode se tornar mais simples por se tratarem de terrenos com nível de umidade maior, fato que não ocorre em terrenos rochosos e secos que às vezes requer um tratamento com produto químico para melhorar sua condutividade. Dependendo do tipo de solo as hastes de aterramento e todo o sistema deve passar por uma avaliação periódica conforme estabelecido em norma (medida da resistência), para verificar a condutividade do mesmo.
Com o objetivo de evitar danos irreversíveis em equipamentos de alto custo e que são de vital importância para os sistemas de rede de comunicações é muito importante a elaboração de um projeto de um sistema de aterramento confiável.Em edificações da rede hospitalar é essêncial que estes sistemas funcionem dentro das exigências definidas em normas, uma vez que os mesmos interligam equipamentos de extrema sensibilidade e que devem ser imunes a variações de correntes que circulam na rede elétrica.
Em caso de instalações críticas costumam-se ter sistemas independentes de aterramento, sendo um para proteção elétrica de carcaça e outro separado para equipamentos eletrônicos.

Aterramento para equipamentos de infomática

Para que um equipamento de informática funcione corretamente e com segurança para quem opera, o equipamento deve estar conectado a uma instalação elétrica conveniente, quer dizer, 127 v ou 220 v estável, que possua o condutor de aterramento com baixa impedância (5 homs no máximo) e a tomada de alimentação deverá ter a polaridade observada como mostrado na figura abaixo:




















No Brasil foram adotadas novas tomadas, as atuais possuem três pinos redondos alinhados conforme demonstrado na figura abaixo. Todas as tomadas devem estar atualizadas até 2010.

Aterramentos de Equipamentos Elétricos Sensíveis

Os sistemas de aterramento devem executar várias funções simultâneas como:
proporcionar segurança pessoal e para o equipamento.
Abaixo estão em resumo uma lista de funões básicas dos sistemas de aterramento:
- Proporcionar segurança pessoa do operador;
- Proporcionar um percurso de baixa impedância de retorno para a terra, que proporcionará o desliamento automático pelos dispositivos de proteção de maneira rápida e segura, quando devidamente projetado;
- Fornecer controle das tensões desenvolvidas no solo quando o curto fase-terra retorna pelo terra para uma fonte próxima ou mesmo distante;
- Transitórios - o sistema de aterramento estabiliza a tensão durante transitórios no sistema elétrico provocados por faltas para a terra;
- O aterramento deve escoar cargas estáticas acumuladas em estruturas, suportes e carcaças dos equipamentos em geral;
- O aterramento deve fornecer um sistema para que os equipamentos eletônicos possam operar satisfatoriamente tanto em alta como em baixas frequencias.

Aterramento em áreas com Rádio Frequência presente

Comumente encontramos área onde a rádio frequência, causa interferência em equipamentos eletrônicos, para tanto devemos utilizar um cabeamento para sinal apropriado com uma malha metálica envolto, para que a mesma permita o aterramento do sistema. A infraestrutura para esse cabeamento é aconselhável que seja feito com alumínio e conectada ao sistema de aterramento (eletrocalhas).

Aterramento de estruturas metálicas

É muito comum em eventos como: feiras, exposições em ambientes abertos de grande extensão, shows e locais descampados, a ocorrência de descagas atmosféricas.
Para a proteção destes eventos, deve-se consultar a NBR 5419, onde podem ser encontradas as maneiras de cálculos para diversos tipos e situações de instalações ao tempo para coberturas metálicas.
Grandes estruturas metálicas quando não devidamente aterradas são os caminhos mais fáceis para as descargas atmosféricas.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página