ESTAMOS TRABALHANDO PARA MANTER O SITE ATUALIZADO
Obrigado por sua visita, espero que façam uma boa leitura. Gostaria de pedir que participe da nossa enquete, sua opinião é muito importante.!

Feliz Dias dos Pais

sábado, 7 de novembro de 2009

ESSA NÃO SAIU NOS JORNAIS

O que faz uma pessoa despreparada ter tanto poder?
A escolha de um líder não pode ser por amizade quando nem sempre nossos amigos estão preparados para liderar.
No serviço público a dívida de favores compromente a qualidade dos serviços prestados.
Esta semana eu pude presenciar um fato, que diga-se de passagem não foi nenhuma novidade para mim que sou servidor público e que tambem ja vivenciei algo bem parecido. Um grupo de servidores, bastante unidos, que historicamente desepenham um bom trabalho há mais de 10 anos no mesmo local, reunidos buscando afastar uma funcionária que se acha dententora de todo poder por estar ocupando um cargo temporário.
Infelizmente estes cargos são provenientes de indicações políticas, e o problema torna-se grave quando parte do prefeito, goverador enfim...
Se é de real interesse o bom funcioamento do serviço público, então deveriamos começar a limpar essa sujeira selecionando melhor nossos reprensentantes, para que estes por sua vêz selecione melhor os seus indicados.
Mas enquanto o favoritismo, o coroneralismo estiver presente, haverá falhas.
A fama que se dá ao funcionário público é a de que não trabalha, que so assina o ponto e recebe no fim do mês.
Algo que precisa ser praticado no serviço público é o melhor aproveitamento aliado ao reconhecimento de seus profissionais. Por vezes vemos profissionais bastante capacitados, que se submeteram ao exame de concurso público, realizando trabalhos de alto nível, recebendo salário mínimo apenas, enquanto outros que somente por que utilizaram sua casa como apoio de campanha eleitoral ocupam cargos maiores, salários maiores e trabalham muito menos. Chegam como quem mandando em tudo e em todos, ameaçando cortes no ponto e remanejamento de servidores, consequentemente compromentem o bom funciomamento do serviço ofertado. Os servidores passam a trabalhar sob pressão, e a depender da atividade praticada em um nível de stress que chega a torna-lo inápto ao exercício da profissão e aí vem a má fama. Além do mais os ocupantes desses cargos provisórios muitas vêzes determinam o futuro do setor onde estão chefiando.
Muitas vezes é pior ser funcionário público que ser funcionário da rede privada, na rede privada você diante de um chefe deste nível, talvez peça para sair do emprego. Mas quando você se submente a exames de concurso e é aprovado, você preza pela estabilidade. Daí é mais fácil sair "empurrando com a barriga" enquanto aquele ou aquela chefe não é destituida do poder.
Gostaria de deixar uma mensagem aos meus amigos leitores:
Presidente, Senador, Governador, Deputado, Prefeito, Vereador e outros representantes políticos que dependem do voto do povo, conforme já dito, dependem do voto do povo e tem dias contados, ainda que numa ditadura. Lembremos do saudoso ex-presidente Getúlio Vargas, lembremos tão temida por tantos, Ditadura Militar, todos tiveram seu ponto final. Agora, Secretário e ocupantes de cargos de confiança, acessoria e etc... são cargos que dependem daquele que o indicou por algum motivo particular e legal, mas que tambem são temporários. Aliar-se aos servidores efetivos pode ser a melhor chance de se conquistar muito mais. Talvez hoje, enquanto chefe, você possa "fazer e acontecer" mas amanhã quando você voltar a sua vida real, não será difícil que vá precisar daquele servidor ou daquela servidora que tanto você menosprezou com sua síndrome de poder!
Aos chefes do Executivo fica a reflexão sobre de como escolher seus "afilhados" estes podem manchar seu nome por muitos e longos anos!

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página