ESTAMOS TRABALHANDO PARA MANTER O SITE ATUALIZADO
Obrigado por sua visita, espero que façam uma boa leitura. Gostaria de pedir que participe da nossa enquete, sua opinião é muito importante.!

Feliz Dias dos Pais

sábado, 5 de setembro de 2009

OS JORNAIS DE CUBA!

Cuba é um país insular americano localizado no norte do Mar do Caribe (ou Caraíbas... rs. Quase Craíbas, me lembrou o professor do curso de Eng. Civil da Universidade Federal de Alagoas Roberto Barbosa). Sua capital é Havana ou em castellano "La Habana".
De acordo com o Wikipédia, a ilha foi descoberta em 27 de outubro de 1492 pelo almirante de La Mar Oceana, Cristovão Colombo em sua primeira viagem ao chamado Novo Mundo.
Sua população é formada por descendentes de africanos e espanhóis. É um país socialista, segundo o modelo marxista-leninista.
A edição 2129, ano 42, n° 36 da Revista Veja, de 9 de setembro de 2009, trouxe uma matéria sobre Cuba, cujo título da matéria me deixou intrigado: "Até que enfim serviram para algo". Trata-se de uma sátira a baixa produção de papel sanitário no país. Em Cuba há apenas uma fábrica de papel higiênico, porem a produção não atende a demanda.
E os brasileiros ainda reclamam, imaginem so ir as compras e ter como ítem especial para receber as visitas um rolo de papel higiênico! A falta da mercadoria aliada ao alto seu preço, há duas décadas, fêz com que os cubanos, como diz a revista Veja, encontrassem "uma utilidade, digamos escatológica para o jornal oficial do Partido Comunista, o Granma, e para o recém-lançado Dicionário de Pensamentos de Fidel Castro, um livrão de mais de 300 páginas".
Em Cuba, o preço do jornal nada tem a a ver com a data, pela sua utilidade
Particularmente, não é engraçado, até seria cômico se não fosse trágico!
A revista, apresenta uma matéria que desperta risos ao leitor, principalmente quando fala da preferencia dos cubanos com relação a qualidade do papel. Segundo Veja, Granma é o favorito para os asseios dos cubanos. Ainda de acordo com veja, são 400 mil exemplares, com 8 páginas (16 às sextas-feiras) e 400 mil exemplares, circulando diariamente no país, páginas recheadas de ladainhas comunistas consideradas uma enorme chatice. Contudo o jornal é supervalorizado pela qualidade absorvente do papel e pelas boa aderencia das cores com que é impresso os artigos.
Às seis da manhã, formam-se filas para a compra do exemplar, em sua maioria são aposentados, pelo que entendi que compram os exemplares e os revendem para complementar a pensão, classificada pela revista como "minguada com o comércio de jornais para o uso sanitário".
Os outros jornais em circulação no país, não é tão bom para o uso sanitário, pois, por exemplo o Juventud Rebeld, apesar do bom papel absorvente, a tinta azul usada na impressão dos artigos deixam manchas nos que fazem uso higienico dos mesmos, o Trabajadores é áspero e o Seminário Sindical além de áspero a tinta laranja deixa marcas reveladoras nas mãos e nas roupas das pessoas. Se você ver alguém com uma mancha alaranjada nas mãos ou nas calças é possível que esta pessoa tenha usado alguma ediçao deste jornal com finalidade supostamente higiênica! Posso imaginar o ar de riso do leitor, mas a realidade de quem está vivendo em Cuba deve ser realmente "duro".
Os cubanos ainda sofrem com a falta de outros artigos como sabonetes e absorventes. Os cubanos tomam banho com sabão-de-côco e as mulheres usam pedaços de toalhas como absorventes. Agora, possivelmente o leitor não mais está com o ar de riso!
E pior ainda, não há expectativa de melhoras.
A situação é assim:
Queda do turismo em torno de 13%, a ineficiência da produção agrícola, fazem com que 80% dos alimentos comercializados em Cuba sejam importados, a produção industrial caiu 50%, desde 1989 e o PIB (Produto Interno Bruto) é 35% menor.
O atual presidente, Raul Castro (irmão de Fidel Castro), mandou reduzir o consumo da eletricidade nas fábricas em 12%.
Bom, sem comentários!!!

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página