ESTAMOS TRABALHANDO PARA MANTER O SITE ATUALIZADO
Obrigado por sua visita, espero que façam uma boa leitura. Gostaria de pedir que participe da nossa enquete, sua opinião é muito importante.!

Feliz Dias dos Pais

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Série Bairros de Maceió - Mangabeiras

O bairro de Mangabeiras originou-se de um sítio onde se predominava o plantio de mangabas, fruto bastante consumido entre os alagoanos.
Ainda no início do século passado, para dar acesso ao litoral norte, fora aberta uma estrada. Hoje toda extensão da estrada de Mangabeiras é conhecida como Avenida Gustavo Paiva, em homenagem ao industrial que transformou a indústria téxtil alagoana. Gustavo Paiva era um homem sempre preocupado com o trabalhador, foi exemplo de administrador moderno, e fundador de uma das principais cidades alagoanas - Rio Largo.
É em Mangabeiras que se encontra um dos mais visitados santuários de Maceió, encravado entre os morros no sítio Betânia - o Santuário Vírgem dos Pobres. A imagem de Nossa Senhora Vírgem dos Pobre foi trazida já no início da década de 80 da Bélgica e até hoje atrai dezenas de fieis todas as primeiras quarta-feira de cada mês.
O mais antigo prédio do bairro é o Orfanato São Domingos, já na divisa com o bairro de Cruz das Almas, com sua arquitetura conservada. Tambem há um outro prédio antigo que é o casarão onde funciona a Cruz Vermelha, tambem funcionando como orfanato. As duas entidades sobrevivem de doações, mantendo dezenas de meninos e meninas que recebem educação e ficam prontos para na idade adulta enfrentar o mercado de trabalho.
Em todas as leituras que fiz não encontrei as datas de edificações dos dois prédios, fico aqui devendo estas!!!
A Sococo Maceió (AL) foi fundada em 1966, distribui derivados de coco para todo o Brasil e para o exterior, investe em pesquisa com tecnologia de ponta em unidades distribuidas pelos estados do Pará e Alagoas.
O viaduto João Lyra foi inaugurado no dia 23 de junho de 2008, porém o acesso so foi liberado na manhã do dia 25 de junho do mesmo ano.
Hoje, Mangabeiras tem seu comércio evoluído, ainda mais com a construção do Shopping Center Iguatemi inaugurado em 11 de abril de 1989. Seu projeto arquitetonico foi desenvolvido por André Sá e Francisco Mota, atualmente conta com mais de 165 pontos de venda, e conta com um fluxo médio mensal de 900.000 pessoas.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página