ESTAMOS TRABALHANDO PARA MANTER O SITE ATUALIZADO
Obrigado por sua visita, espero que façam uma boa leitura. Gostaria de pedir que participe da nossa enquete, sua opinião é muito importante.!

Feliz Dias dos Pais

sábado, 8 de agosto de 2009

Série Bairros de Maceió - Ipioca


A 18 Km do centro da cidade de Maceió chega-se ao distrito de Ipioca. Seguindo por uma estrada tranquila, a AL 101 norte, revela-se belíssimos encantos de cores variadas para os que nela trafegam. Último bairro do litoral norte pertencente a Maceió, foi onde nasceu o segundo presidente da república, o Marechal Floreano Peixoto, menino pobre, cujos pais foram geradores de uma grande prole. Floriano foi criado por um tio que tinha melhores condições financeiras. Sua carreira no exército teve destaque na Guerra do Paraguai.
Durante a invasão holandesa, em meados do século XVIII, devido a sua localização estratégica e a vista panorâmica para o mar, ipioca era como um centro de observações.
Devido a grande existencia de Cal na regial, foi uma das mais importantes fornecedoras do estado, até que a extração descontrolada deste material começou a causar sérios impactos ambientais o que culminou com a sua proíbição. Havia em Saúde uma fábica de tecidos, para onde recorriam os moradores de Ipioca em busca de emprego, mas com a destavição da fábrica, o bairro ficou dependendo exclusivamente do coco e da pesca.
Não passava de uma vilinha bucólica que abrigava algumas casinhas coberta com palhas de coqueiro, de areias brancas e finas como talco, mas tambem havia em Ipioca nada mais, nada menos que 50 engenhos.
O nome do bairro como tantos outros é de orígem indígena e significa chão batido.
A padroeira local é Nossa Senhora do Ó, sua igreja foi erguida em 1635, uma verdadeira relíquia. Sob o comando de Maurício de Nassau os holandeses costruíram no alto de Ipioca um forte. Com a expulsão dos holandeses pelos portugueses o forte foi destruído sendo erguido em seu lugar a Igreja inaugurada em 1713. Mas os fieis contam a historia de outra forma, para eles a construçao da Igreja foi uma promessa feita pelos portugueses, devotos de Nossa Senhora do Ó, se perderam no mar e foram salvos.
A festa da padroeira faz com que todos saiam em procissão, fazem a festa na praça com parques de diversões, rezam a novena na igreja e pagam suas promessas a Nossa Senhora do Ó. Uma realização que perdura ja a mais de um século.
Contam os moradores da região uma lenda que diz respeito a imagem de Santo Antônio, que ja fora avistada caminhando entre a Igreja de Nossa Senhora do Ó e a Capela do Engenho Velho que ja fora derrubada, mas que era onde antes ficava a imagem de Santo Antônio. Em dias de procissões a imagem dos dois são carregadas pelos fieis.
A verdade é que Ipioca assemelha-se a uma cidade do interior à parte de Maceió, o bairro cresceu e é amparado por todo tipo de comércio, alem de escolas públicas e postos de saúde e sem dúvidas com uma das mais belas praias do litoral alagoano, a praia de Sauaçuhy, coberta por seus coqueirais, conhecida em todo o Brasil. Conta com uma população de 5.944 habitantes distribuídos em uma área de 20.048Km2 (IBGE, 2000). Além de um atrativo turístico é um belo lugar para se morar com tranqulidade.

3 comentários:

Rosa disse...

Muito interessante sua pesquisa. Gostei e farei um Projeto sobre esse bairro aqui na escola que trabalho. Bairro que é pouco devulgado em Alagoas. Um lugar histórico, mas esquecido ou desconhecido, ou algumas vezes confundido como cidade em vez de bairro algumas pessoas chamam de bairro. Um lugar belo, tem sua religiosidade, um povo humilde e acolhedor.

Professora de Geografia.
Maria do Rosário.

Rosa disse...

divulgado

Rosa disse...

*Divulgado

Total de visualizações de página