ESTAMOS TRABALHANDO PARA MANTER O SITE ATUALIZADO
Obrigado por sua visita, espero que façam uma boa leitura. Gostaria de pedir que participe da nossa enquete, sua opinião é muito importante.!

Feliz Dias dos Pais

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Extintores de Incêndio - Tipos de Extintores


Um elemento importantíssimo no combate ao incêndio quando bem especificado e manuseado. O local de sua instalação pode ser decisivo no início de um incêndio.
O Engenheiro responsável pela elaboração de um projeto de Combate à Incêndio e Pânico deve ter a sensibilidade no momento de especificar e locar esses elementos.
A escolha do tipo de extintor depende do risco de incêndio a que se encontra submetido o ambiente e é exatamente nesse momento onde impera o bom senso do Engenheiro.

CLASSIFICAÇÃO DE INCÊNDIOS

CLASSE A - São todos os incêndios que além de queimarem deixam resíduos (madeira, papel, borracha, etc.). Este tipo de incêndio pode ser neutralizado utilizando-se extintores com carga ou recarga de água ou espuma.
CLASSE B - Já este tipo de incêndio não deixa resíduos como o alcóol e a gasolina. Este tipo de incêndio pode ser neutralizado utilizando extintores com carga ou recarga de Dióxido de Carbono (CO2) ou Pó Químico Seco (PQS).
CLASSE C - Classifica-se o incêndio como classe C quando há presença de eletricidade, sua neutralização pode ocorrer com a utilização de extintores com carga ou recarga de Gás Carbônico e PQS, observando que o Pó constituinte do exintor não deve ser condutor de energia elétrica.
CLASSE D - Os incêndios assim classificados exigem tipos especiais de extintores para serem neutralizados. São incêndios onde os metais peróficos estão presentes, como por exemplo o zinco e o alumínio.

A distancia a ser percorrida por uma pessoa até encontrar um extintor depende da classificação do risco (encontrado na COSCIP).
Cada município tem sua legislação, portanto o Engenheiro deve ter conhecimento do código de segurança de combate a incêndio e pânico local. Há munípios que permitem a colocação de extintores no chão, outros não. Nos municípios onde não há leis para sua colocação a mesma deve ser feita a uma altura que não ofereça dificuldades para o utilizador.
A sinalização deve ser observada e no rótulo do extintor todas as informações sobre recarga e utilização do extintor devem ser expressas.

OBSERVAÇÕES

1 - Procure conhecer o extintor - leia suas instruções de uso e tente perceber o seu uso correto;
2 - Em caso de Incêndio - Entre em contato com o Corpo de Bombeiros e tente retirar todas pessoas da habitação;
3 - Utilizando o Extintor - Observe a zona de incidência tomando cuidado para deixar sempre uma fuga de emergencia (nas costas);
4 - Recarga - Observe sempre o tempos de recarga mantendo sempre atualizada para que no momento de emergencia o incêndio possa ser neutralizado com sucesso.



Faça o Download do Código de Segurança e Combate à Incêncio e Pânico (COSCIP)
http://rapidshare.com/files/274956052/coscip2007.pdf.html

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página