ESTAMOS TRABALHANDO PARA MANTER O SITE ATUALIZADO
Obrigado por sua visita, espero que façam uma boa leitura. Gostaria de pedir que participe da nossa enquete, sua opinião é muito importante.!

Feliz Dias dos Pais

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Resíduos Sólidos de Maceió


Maceió, de acordo com dados apresentados no Plano de Saneamento, documento elaborado pelos técnicos da Superintendência de Limpeza Urbana Municipal (SLUM) em 2008, produz cerca de 1.390ton.lixo/dia. Todo esse lixo vem sendo lançado deliberadamente no vazadouro de Cruz das Almas desde 1967! São 33 ha, sendo 22ha ocupados de um misto de resíduos sólidos, estima-se que exita um volume equivalente a 900.000m3. O vazadouro não possui drenos para o lixiviado, os drenos de gás encontram-se encobertos de lixo, o local é de difícil acesso para os veículos. Ao depositar a tonelada diária de resíduo, simplesmente um trator empurra o lixo e somente no verão é que são encobertos por terra. De acordo com o diretor de operações da SLUM o entulho da construção civil é utilizado como material para o cobrimento.
Em uma palestra que me fiz presente, um representante do Instituto Chico Xavier (antigo IBAMA) informou que o Lixão de Maceió põe em risco o transporte aéreo, por estar inserido no que é denominado por ASA - área de segurança aéroportuária devido a presença de aves (urubus) atraídas pelo lixo, graças a Deus até agora não tenho conhecimento de nenhuma tragédia aérea aqui em Maceió, mas já que há o risco, melhor evitar! O fato é que existe um documento disponível na internet no site do Ministério Público (www.mp.al.gov.br/institucional%5Ccentros_de_apoio%5C1_cao%5Cinfancia_e_juventude%5Cacao_civil%5CACP%20%20Lixão%20%20Mac...), onde afirma que o lixão não possui licença ou seja atua na clandestinidade.
Agora, depois de 40 anos, sendo a única capital nordestina a não possuir um local adequado para disposição final do lixo, a prefeitura resolve instalar um aterro sanitário, que deverá ser construído no Benedito Bentes.

Finalmente nos próximos 7 meses, Maceió terá um local para dispor seus resíduos sólidos sendo respeitada a legalidade, a moralidade, o bom senso, e a saúde do cidadão maceioense, ao menos é o que eu espero, tendo em vista que, o processo licitatório ja ocorreu, e que no momento os processos tramitam no conselho municipal do meio ambiente, que tem um prazo de 30 dias para apresentar o resultado (deferido ou indeferido), assinada a ordem de serviço pelo prefeito em exercício a constrtora vencedora da licitação tem um prazo de 180 dias para entregar a primeira célular sanitária pronta para receber os resíduos sólidos de Maceió.
É importante o macioense saber que esta obra não serve de campanha eleitoreira. A prefeitura vem sendo forçada cumprir esta exigencia faz anos.

Um comentário:

Unknown disse...

O lixão de Maceió é mesmo uma afronta à saúde dos maceioense, esses descaso de anos e anos traz graves situações de doenças e até morte.
É uma questão social, pois infelismente tem gente que depende do lixão pra sobreviver e tirar o sustento da familia. houve registro em que até lixo hospitalar foi depositado no NOSSO LIXÃO, varias crianças vão descalças no lixão afim de encontrar brinquedos, alimentos, algo que interessa a elas, tendo contato com todo esse lixo de alto poder de risco de contaminação biológica.
Tratanto de outros ocorridos do NOSSO LIXÃO, vem a questão da fumaça com gases tóxicos emitida a vários bairros. com todo lixo ali depositado, com alta temperatura existente e com presença de gases de fácil combustão, o surgimento de foco de fogo, daí pra um incêndio é um PULO.
Quem estiver passeando na praia de Ponta Verde ou Jatiúca, tentem lembrar desse meu comentário e olhem em direção ao lixão, e voces vão ver o novo cartão postal de maceió.........

Gente, pelo que eu estou vendo, esse blog vai nos trazer grandes noticias, é difícil encontrar coisas interessantes aqui, peço ao Sr. autor que retrate tambem coisas boas de Maceió, essa terra que muito amo. MAS O ROBERTO MONTEIRO ESTÁ DE PARABÊNS, CONTINUE ASSIM.
SÓ UMA PERGUNTA: VOCE É JORNALISTA TAMBEM?

Total de visualizações de página